A ruga é bonita… mas só quando está no rosto de outra mulher?

A ruga é bonita… mas só quando está no rosto de outra mulher?

Tenho uma confissão a fazer. Na minha mesa de cabeceira convivem, em perfeita e contraditória harmonia, duas coisas: um exemplar do livro A Velhice, de Simone de Beauvoir, e um sérum de retinoides que me custou mais do que gostaria de admitir. Militante da beleza real em todas as publicações da Saigu que me chegam às mãos, defensora do well-aging? (se é que isso existe) perante as marcas que nos vêm dar lições, e, no entanto, incapaz de evitar um pequeno aperto no estômago cada vez que um espelho, seja ele qual for, revela uma nova linha no contorno dos meus olhos.

Acho que, de alguma forma, nos tornámos especialistas na teoria. Aplaudimos com entusiasmo as atrizes que chegam a Cannes a exibir as suas madeixas grisalhas sem complexos, emocionamo-nos ao ver campanhas de moda protagonizadas por mulheres com mais de sessenta anos, irradiando elegância, e repetimos como um mantra que envelhecer é um privilégio negado a muitas, uma medalha de sobrevivência que deveria ser usada de cabeça erguida.

E, no entanto, essa sororidade impecável e reconfortante para abruptamente diante do nosso próprio reflexo.

Damos direitos às rugas das outras, mas não às nossas?

Existe uma distância abismal entre defender o valor social das mulheres maduras e conviver em paz com a nossa própria caducidade. O idadismo interiorizado raramente se manifesta em nós como um desprezo explícito pelas mulheres mais velhas que fazem parte do nosso quotidiano. Com muito mais frequência, habita naquele espaço das manhãs de domingo, quando descobrimos que o contorno do oval do rosto já não é o mesmo de há cinco anos e iniciamos imediatamente uma pesquisa desesperada pelo tratamento estético que possa travar essa evolução.

É hipocrisia? Eu, na verdade, preferia não lhe chamar assim. É, antes de mais, um mecanismo de defesa instintivo. Convivemos com duas certezas ao mesmo tempo: sabemos, de coração, que nenhuma mulher deveria ser invisibilizada ou relegada para segundo plano por causa da sua idade, mas também conhecemos perfeitamente as regras não escritas do mercado em que nos movemos. Sabemos que a juventude continua a ser a moeda de troca mais valiosa para o reconhecimento social e a atratividade. Porque, de uma forma ou de outra, como dizia Susan Sontag, dizem-nos que está tudo bem, que podemos envelhecer e que o devemos fazer com elegância, mas, na realidade, o que querem dizer com «elegância» é que devemos tentar, por todos os meios, não parecer velhas.

Do «Anti-Aging» ao «Well-Aging»: mudança de paradigma ou mudança de etiqueta?

Nos últimos anos, a indústria cosmética tem feito um esforço para reformar a expressão anti-aging (demasiado agressiva e pouco empática e que, além disso, na Saigu, nunca quisemos utilizar para falar de qualquer atributo de um produto) e substituí-la por conceitos mais suaves, como well-aging, glow maduro ou «saúde da pele». No entanto, por baixo da aparência de uma conversa mais amável e feminista, a pressão não desapareceu; tornou-se, isso sim, mais sofisticada. Ao transformar o cuidado da pele num ritual de «amor-próprio», a responsabilidade pelo envelhecimento voltou a ficar exclusivamente nas nossas mãos. Se tens rugas ou um aspeto cansado, já não é apenas uma consequência biológica, mas algo que é interpretado como falta de autocuidado e de disciplina. Pouco importa se acabaste de ser mãe, trabalhas nove horas e meia, cuidas da tua mãe doente ou tens de lidar com tudo ao mesmo tempo.

Como escrevia Susan Sontag no seu ensaio O duplo padrão do envelhecimento, a cultura ocidental impõe às mulheres um nível de exigência estética que transforma a passagem do tempo num processo de progressiva desvalorização social. Enquanto, nos homens, os cabelos brancos e as rugas são frequentemente interpretados como sinais de distinção ou sabedoria, em nós continuam a ser vistos como um declínio que exige correção imediata.

Ninguém deseja espontaneamente fugir do seu próprio rosto

Questionar a ditadura da juventude eterna não implica julgar as decisões individuais de quem recorre à medicina estética ou à cosmética, nem deixar de procurar maquilhagem que nos deixe a pele bonita e luminosa. Todas procuramos uma forma de nos sentirmos confortáveis, atraentes e seguras na nossa pele e na nossa vida. Mas a conversa que eu gosto de propor — e que se torna verdadeiramente interessante — começa quando nos atrevemos a perguntar quanto desse desejo de «estarmos bonitas» é uma escolha livre e quanto resulta do medo de nos tornarmos invisíveis.

Talvez o primeiro passo para nos reconciliarmos connosco próprias não seja exigir-nos amar cada ruga de um dia para o outro, o que acrescentaria uma culpa desnecessária à lista, mas reconhecer que é perfeitamente normal sentir medo. Reconhecer que podemos desejar um mundo onde as mulheres mais velhas sejam celebradas e, ao mesmo tempo, precisar de algum tempo (e de sérum) para aceitar as marcas do mapa que se vai desenhando na nossa pele à medida que vamos envelhecendo.

Lascia un commento

Carrello

Congratulazioni! Il tuo ordine ha diritto alla spedizione gratuita Spendi €60 in più e ottieni la spedizione gratuita.
Non ci sono altri prodotti disponibili per l'acquisto

Shopify optimized by Thails